Zico lança curso digital ensinando a jogar futebol
Zico lança curso digital ensinando a jogar futebol
Publicidade

Foto: Divulgação

GLOBO ESPORTE: Três décadas depois do “Futebol Para Quem Começa”, Zico lança no próximo mês, na semana em que completa 68 anos, o curso “Zico dá Aula”. Desta vez 100% digital, o produto, que é dividido em três módulos, tem como público-alvo pessoas com interesse em evoluir em fundamentos importantes do futebol.

Publicidade

Na gravação, Zico teve como alunos meninos e meninas do seu clube, o CFZ, além de dois atletas da base do Flamengo: o goleiro do sub-17 João Lucas, filho do ex-zagueiro Juan, e o meia Yuri de Oliveira.

Yuri, de 20 anos, fará parte do elenco do Flamengo que vai disputar o início do Carioca de 2021, e é considerado uma das promessas do clube. Uma de suas qualidades é a cobrança de faltas, e ele ficou honrado com a chance de receber ensinamentos do Galinho.

– Foi uma experiência única, inexplicável. É o melhor de todos, o maior da história do Flamengo. Ainda mais nesse palco maravilhoso (o Maracanã). É a realização de um sonho, com certeza eu aprendi bastante e vou levar para minha carreira. Ele me deu uns toques de como ele se posicionava para a bola chegar com força no gol. Agora é colocar em prática nos jogos – disse o orgulhoso meia.

Zico contou que deu dicas principalmente para quando as cobranças forem mais próximas da entrada da área e exigirem menos força. Ele destacou a importância de no profissional Yuri poder continuar a praticar no dia a dia dos treinos.

– Ele tem uma força na batida, mas às vezes perto da entrada da área não precisa colocar a mesma força. Ele está acostumado a treinar dois metros para trás. Quando bate perto, a bola vai por cima. Então, tem que treinar as duas opções. Essas dicas são fundamentais a quem tem a intenção de seguir esse caminho. Espero que possam deixar ele treinar no profissional, né – disse o Galinho.

Sobre o projeto, Zico explicou que seu objetivo é auxiliar nas técnicas básicas do futebol, como o passe, domínio e finalização.

– É muito gostoso passar o que aprendi. Quando Deus me chamar, não quero ir com nada. Quero deixar tudo aqui para os jovens. Para jogar futebol só precisa dominar, passar e chutar. Mais nada. O drible é de cada um. Condução, cabeceio… Então, procuramos passar algumas técnicas. Deus me deu um dom, que são as cobranças de falta, que estão escassas no futebol brasileiro. Reviver isso está sendo legal. Tive o “Futebol Para Quem Começa”, e agora com a internet podemos passar muito mais. Esse trabalho foi feito com carinho e dedicação. Espero que seja um sucesso – disse ídolo rubro-negro.

Zico lembrou de seus primeiros passos no futebol e de como se inspirava em ídolos como Pelé.

– Eu aprendi a dominar e a cabecear com álbum de figurinhas do Pelé. Ficava tentando repetir. Me foi importante até o resto da vida. Aprendi a dominar a bola na coxa jogando bolinha de borracha na parede de casa em dias de chuva. Quando tem determinação, segue com mais facilidade do que os outros. Tem que ter repetição de movimentos.

“Zico dá Aula” – Primeiro módulo: controle de bola – Segundo módulo: passe – Terceiro Módulo: finalização/cobrança de faltas

As vendas serão abertas no dia 1 de março. Antes, na última semana de fevereiro, o Galinho vai liberar um evento 100% digital e gratuito para quem deseja iniciar os treinamentos com antecedência. As inscrições já estão abertas no zicodaaula.com.br.

Publicidade