Libertadores: Motivos para acreditar na virada e classificação do Flamengo
Libertadores: Motivos para acreditar na virada e classificação do Flamengo

O desafio é grande, mas a torcida do Flamengo tem motivos para acreditar na classificação da equipe para as quartas de final da Copa Libertadores nesta quarta-feira. Para isso, o Rubro-Negro precisa vencer o Emelec, do Equador, no Maracanã por três gols de diferença. Se repetir o placar da ida, em Guayaquil, a seu favor (2 a 0), a vaga na próxima fase será definida na disputa por pênaltis. Abaixo, o LANCE! separou alguns motivos que podem deixar a Nação – que lotará o Maracanã nesta noite – ainda mais confiante na classificação do time.

BOA FASE DO ATAQUE

Gols. Muitos gols. O Flamengo terá que empilhar bolas na rede diante do Emelec, nesta quarta-feira. Para isso, será fundamental que Bruno Henrique e Gabriel Barbosa mantenham a fase artilheira, sobretudo agora que estão atuando mais alinhados na área, sob o comando do treinador Jorge Jesus. Gabigol, aliás, não é só o artilheiro do Flamengo na temporada, com 20 gols em 32 jogos, mas também o do futebol brasileiro. Bruno Henrique não fica muito atrás, com 15 tentos em 32 partidas. A dupla traz entrosamento dos tempos de Santos, está afinada e traz uma considerável esperança aos rubro-negros.

RAFINHA

Em entrevista coletiva, Rafinha foi enfático: “O que precisamos fazer não é um milagre”. Aos 33 anos e com três títulos internacionais de peso no currículo (Mundial de Clubes, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa), o lateral-direito ex-Bayern de Munique pode pesar a balança a favor no quesito anímico nesta noite, já que o Maracanã estará em ebulição e a pressão será enorme. Contra o Botafogo, Rafinha iniciou jogando e foi o melhor em campo, tendo participação nos três gols (em triunfo por 3 a 2). Por falar no clássico, assim que saiu de campo, o camisa 13 disse que a vitória sobre, com a torcida ecoando “Vamos virar, Mengo!” era um “sinal” para esta quarta. A aguardar o desfecho.

HISTÓRICO DO EMELEC NO BRASIL

A derrota por 2 a 0 em Guayaquil tornou a classificação do Flamengo para as quartas de final mais difícil, no entanto, o retrospecto do Emelec no Brasil é um mais um motivo para a Nação acreditar na vaga. Em  mata-matas que disputou no Brasil, o clube equatoriano nunca venceu ou sequer marcou gols neste jogos. Foram três confrontos e, em todos, o Emelec acabou sendo eliminado.

RETROSPECTO DO FLAMENGO NO MARACANÃ EM 2019

Como mandante, o Flamengo disputou 20 partidas no Maracanã em 2019: são 15 vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Um aproveitamento de 80% dos pontos conquistados. O clube ainda contará com o apoio dos torcedores, que compraram, de forma antecipada, os 60.500 ingressos colocados à venda.

RETORNO DE EVERTON RIBEIRO E ARRASCAETA

Desfalques nas últimas partidas do Flamengo, os meias Everton Ribeiro e De Arrascaeta estão relacionados para a decisão desta quarta-feira, no Maracanã. Dos dois principais nomes do elenco estiveram em recuperação nas últimas semanas e não estão em 100% de suas condições físicas, portanto suas participações na partida ainda não estão asseguradas. Os dois passarão por testes antes da bola rolar e caberá à comissão técnica o melhor jeito de usá-los.

Flamengo x San José-BOL - Torcida

Fé: Nação apoiará o Flamengo diante do Emelec, no Estádio do Maracanã (Foto: Celso Pupo/Fotoarena)

Fonte: Lancenet