Jorge Jesus vê mudanças no futebol brasileiro desde sua passagem
Jorge Jesus vê mudanças no futebol brasileiro desde sua passagem
Publicidade

COLUNA DO FLA: Nesta terça-feira (12), em Lisboa, ocorreu um evento esportivo chamado “Global Football Mgt”, que contou com a presença de Jorge Jesus, um dos maiores técnicos da história do Flamengo. Um dos palestrantes, o Mister revelou sua paixão pelo futebol brasileiro e fez questão de elogiar os jogadores do time campeão de tudo em 2019.

“O jogador brasileiro, quando tem a posse de bola, não se preocupa. Ele sabe conviver com a bola, independente do fato de ter um, dois ou três jogadores marcando. O convívio com a bola sempre foi mais importante que outros aspectos do jogo. Mas é preciso saber jogar sem a bola. Os jogadores brasileiros não conheciam tão bem o jogo sem bola. Que a tática é tão importante quanto a parte técnica. Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender. Sem vaidade, isso começou a mudar depois da nossa passagem pelo Brasil”, iniciou.

Publicidade

“O que tentamos passar quando estivemos no Flamengo é que a equipe precisava jogar mais ligada, mais próxima e compactada. Isso fez com que o nosso jogo ficasse mais rápido. Aqui na Europa os jogadores notam que há menos tempo e espaço para pensar. No Brasil tem mais espaço, mas isso está mudando com o tempo. Já não há mais apenas só o posicionamento tático, há muita pressão sobre quem tem a bola, mas com pegada ou não os jogadores brasileiros têm muito talento individual. E às vezes não há tática que resista ao talento individual”, completou.

Apesar da curta passagem pelo Flamengo – pouco mais de um ano -, a trajetória de Jorge Jesus no comando do Mengo foi avassaladora e, com muitos feitos, o Mister se eternizou como um dos maiores treinadores da história do Fla.

À frente do Flamengo, Jorge Jesus conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, ambos em 2019. No ano seguinte, ergueu os troféus do Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.

Publicidade