Final entre Flamengo x River em 2019 teve quase 60 mil torcedores no estádio
Final entre Flamengo x River em 2019 teve quase 60 mil torcedores no estádio
Publicidade

TORCEDORES: Por Wemerson Ribeiro

Com os ingressos já esgotados para o jogão entre Palmeiras x Flamengo, neste sábado (27), aproveitamos para relembrar qual foi o público do último título rubro-negro na Libertadores. A decisão aconteceu em 2019, no Peru, e inaugurou o novo modelo de final única para o torneio continental.

Publicidade

Inicialmente, a final contra o River Plate estava marcada para acontecer em Santiago, no Chile, no estádio Nacional. Inaugurado em dezembro de 1938, a construção tem capacidade para 48 mil torcedores, mas acabou por não receber o evento por conta da onda de protestos que tomavam as ruas do país naquela ocasião.

A Conmebol então teve que “matar” seu plano A e B — ambos planejavam o Chile como sede — numa cajadada só e recorreu ao Peru, que faz fronteira ao norte com o país da final original. O jogo então seria disputado na capital Lima no estádio Monumental que, como o próprio nome já diz, é gigantesco.

Enquanto no Chile não mais que 50 mil pessoas poderiam a partida de perto, na nova sede, a capacidade seria de 66 mil espectadores. Bom, pelo menos estes eram os números na teoria, desconsiderando questões de logísticas para segurança.

E foi justamente por esta razão que as autoridades do Peru decidiram reduzir em 10% o número total de ingressos vendidos. A Defesa Civil entendeu que por haver um risco de terremoto naquela região, a nova medida ajudaria no escoamento do público em caso de emergência.

Desta forma, a final da Libertadores entre Flamengo x River Plate, decidida no finalzinho com dois gols de Gabigol, foi acompanhada presencialmente por 59 mil pessoas, misturadas entre brasileiros e argentinos. Aquela foi a primeira e única final disputada em um jogo só com público até agora, uma vez que os protocolos contra a covid-19 forçaram Palmeiras x Santos a jogarem sem torcida no Maracanã na última edição.

Publicidade