GLOBO ESPORTE: Silencioso no mercado, o Flamengo começa a dar os primeiros passos para a formação da equipe para a próxima temporada do basquete brasileiro. Com apenas Humberto garantido com contrato, o clube negocia com praticamente todos os jogadores que estiveram no grupo que foi eliminado nas quartas de final do Novo Basquete Brasil. O primeiro a ter o contrato renovado foi o pivô JP Batista. Ele fica no Rubro-Negro ao lado do técnico José Neto, que tem mais um ano de contrato e estava garantido desde maio no clube.

– Estou muito feliz por poder continuar minha carreira no Flamengo. Nesses últimos dois anos aprendi a amar esse clube, a maior torcida do mundo e tudo que presenciamos jogando aqui. Me sinto completamente honrado por essa oportunidade, por continuar a realização do meu sonho, que é ser jogador de basquete, e por poder atuar no maior clube do país. Também quero agradecer ao José Neto pela confiança, aos dirigentes por acreditarem no meu trabalho e agradecer muito a torcida por todo apoio e carinho nesses anos – disse JP Batista.

Se JP fica, o armador Ricardo Fischer, principal contratação do elenco na temporada anterior, não irá renovar. Ex-Bauru, Fischer chegou ao Flamengo como grande nome para a armação, contratado para ser titular. Recuperado de uma lesão no joelho, teve bom início, mas duas lesões musculares o tiraram de quadra por quase três meses. O jogador está no mercado. Além dele, o ala-pivô Rafael Mineiro não fica e já acertou com Franca. E o pivô americano Hakeem Rollins é outro a sair.

Os demais atletas, como Olivinha, Marcelinho, Marquinhos, Ronald Ramón, todos negociam a permanência e devem ter seus contratos renovados nos próximos dias. O clube ainda não fala sobre reforços, apesar de estar atento ao mercado. Na argentina, o ala-armador Dra Tucker, MVP da última temporada pelo Estudiantes, teve seu nome ventilado ao Flamengo. A diretoria nega.

Após o fim do NBB, o Rubro-Negro também chegou pesado para trazer ao clube o ala-armador Alex Garcia, campeão pelo Bauru. O jogador, porém, preferiu renovar contrato por dois anos com a equipe paulista, onde permanecerá com o técnico Demétrius Ferracciú. David Cubillan, armador e destaque da seleção venezuelana, é outro a ter seu nome especulado no clube, mas o Flamengo também não comenta sobre a contratação.