A fase pode não ser a melhor desde que Abel Ferreira iniciou sua trajetória no Palmeiras, mas para Rivaldo, um dos ídolos eternos do clube, a equipe alviverde é favorita não só para eliminar o Atlético-MG na CONMEBOL Libertadores, nesta quarta-feira (9), como também para estar na final.
“Qualquer time grande passa por alguns momentos difíceis [na temporada]. O Palmeiras está passando, mas eu acredito que vai se levantar e vai chegar às finais, e tá indo bem. Vem de uma grande vitória contra o Atlético [em Belo Horizonte]. Tem tudo para poder se classificar. Acho que o Palmeiras está no caminho certo”, disse Rivaldo à ESPN, em encontro promovido pela Betfair, patrocinadora do ex-jogador.
A vitória por 1 a 0 na capital mineira, gol de Raphael Veiga, é justamente o que deixa a torcida um pouco menos tensa. Um empate no Allianz Parque será suficiente para o Palmeiras avançar às quartas de final do torneio e esperar por Independiente Del Valle ou Deportivo Pereira.
A desconfiança de alguns torcedores e também de jornalistas pode soar um exagero, mas é fruto de um julho turbulento para o Palmeiras. Em sete partidas no mês passado, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. Um aproveitamento de apenas 42% para um time que faturou em 2023 os títulos de campeão paulista, Cupercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana.
Além disso, até o início de maio, o Palmeiras tinha sofrido apenas duas derrotas e chegou a ficar 15 jogos invictos. O cenário turbulento em campo fez a equipe se distanciar do Botafogo, líder isolado do Campeonato Brasileiro (hoje, está 13 pontos atrás e na quarta colocação), e conviver com protestos da Mancha Alviverde, a mais numerosa torcida organizada do clube.
Para Rivaldo, que defendeu o Palmeiras por quase três temporadas, com 128 jogos e três títulos (Brasileiro de 1994, Copa Euro-América de 1996 e Paulista de 1996) e também enfrentou alguns protestos (especialmente em 1995, ano sem conquistas), é um cenário comum no futebol.
“O Palmeiras não está o [mesmo] do ano passado, do ano retrasado, mas é do futebol. Uma hora as coisas acontecem. Mas eu ainda vejo o Palmeiras forte pra essa temporada e favorito para as competições que está jogando”, disse o craque em depoimento exclusivo à ESPN.
Ele vai além. Crava o Palmeiras na final da Conmebol Libertadores e contra um brasileiro. Vale lembrar que a decisão será no Maracanã, no Rio de Janeiro, em 4 de novembro.
“Eu acredito em nova final brasileiro, e acredito em Palmeiras e Flamengo novamente. Isso vai acontecer. O Palmeiras vai se classificar, o Flamengo também [enfrentando o Olimpia]. Claro que tem os times da Argentina [Boca Juniors e River Plate] estão mais forte nessa temporada, mas eu acredito que o futebol brasileiro está muito mais forte que o futebol argentino”, completou.
Palmeiras e Flamengo decidiram o torneio sul-americano em 2021, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O time alviverde venceu por 2 a 1 e foi campeão.
Para ser finalista neste ano, além de eliminar o Atlético, o Palmeiras terá de superar, como já citado, Independiente Del Vale ou Deportivo Pereira nas quartas e depois ver que chega na semifinal, os argentinos Racing ou Boca Juniors, o uruguaio Nacional ou o colombiano Atlético Nacional.
Já o Flamengo também joga com um empate contra o Olimpia, em Assunção, na quinta-feira (10), após vencer no Maracanã por 1 a 0. Se for às quartas, pode enfrentar Argentinos Juniors ou Fluminense. Já na semifinal os adversários podem ser os brasileiros Athletico-PR ou Internacional, o argentino River Plate ou o boliviano Bolívar, considerado por muitos uma zebra.
Retirado de: ESPN